Location: Florianopolis, Brazil
Artist: Rodrigo Rizo
Address: Calçadão Felipe Schmidt
Year: 2021
““A arte é de origem extra-terrena. Por isso, nenhuma força humana poderá impedir a realização de uma VERDADEIRA VOCAÇÃO.”
(Ernesto Meyer Filho)
Essa frase brilhante de autoria do nosso autoproclamado embaixador de Marte na Terra sintetiza um pouco do que tem sido a minha trajetória nesse universo em constante expansão chamado ARTE.
Quando comecei sequer fazia noção do que era ser de fato um Artista. Despretensioso, via no meu fazer apenas uma forma de me divertir. Era movido pela curiosidade de experimentar coisas novas e pelo desafio de controlar o spray. Aos poucos fui sentindo a necessidade de buscar uma identidade, algo que me representasse e me diferenciasse dos demais. Nessa busca, a inspiração vinha de todo lado, até que ao experimentar surgiam inúmeras outras ideias e logo o novo se tornava obsoleto e eu já queria partir pra próxima.
Passado um tempo, com a idade vieram as responsabilidades e a necessidade de tornar tantos anos de estudo em trabalho. Como todo jovem artista, tive dificuldades pra entender o que eu fazia como trabalho e tudo o que isso envolve, mas a mão da vida me foi generosa e tive o privilégio de desde sempre viver somente da minha arte. Mas isso não significa que foi fácil nem tranquilo afinal não sou nenhum herdeiro. E com essa maturidade vieram os questionamentos internos sobre o que é de fato ser um artista, e até que ponto a busca pela subsistência poderia/deveria influênciar na minha busca pessoal pelo meu estilo.
Depois de alguns anos sinto que consigo responder ao menos para mim mesmo que o artista nada mais é que um ser dotado de uma soma de curiosidade investigativa e coragem desbravadora que resultam na capacidade de materializar ideias que podem ser ou não úteis a outros seres mas que fazem sentido e dão significado a sua própria existência. A partir disso, entendi que as oportunidades que o universo me dá de utilizar essa minha capacidade criativa devem fazer sentido somente para mim e para minha existência independente dos questionamentos externos. (…)”
Rodrigo Rizo
USEFUL LINKS:
Rodrigo Rizo in this blog | Instagram | Facebook
Categories: OperArt, Street art